COM DESTINO: MACHU PICCHU - A CIDADE PERDIDA DOS INCAS

Olá pessoal,estou de volta para falar sobre um lugar maravilhoso no Peru,que é a principal atração dos turistas na América Andina.Uma das 7 maravilhas do mundo Machu Picchu (que significa velha montanha),também conhecida como Cidade Perdida dos Incas, é uma cidade bem conservada que está no topo de uma montanha no vale do rio Urubamba, atual Peru.
Foi construída no século XV e descoberta por um historiador americano em 1911.Sua área agrícola é formada por terraços e espaços para armazenagem de alimentos,já a parte urbana é onde está a Zona Sagrada com templos,praças e mausoléus reais.


Há diversas estórias sobre a função de Machu Picchu,uma delas é que a cidade foi elaborada para a passagem do Deus Sol  por ter templos,casas e cemitérios tão bem distribuídos entre as montanhas, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias.Outra opção é a de que a cidade foi construída para supervisionar a economia das regiões conquistadas e refugiar o Soberano Inca no caso de ataque.
O que eu sei é que é um lugar maravilhoso onde você pode ver a capacidade daquela sociedade,que fizeram um trabalho lindo e impressionante.
























Localização
Machu Picchu faz parte do distrito de mesmo nome na província de Urubamba,no Peru. A cidade importante  mais próxima é Cusco,atual capital regional e antiga capital dos incas a 130 quilômetros dali. Fica no alto de uma montanha a 2400 metros de altitude,cercada por outras montanhas e pelo rio Urubamba,o que dá ao lugar uma belíssima visão.
Há também ao pé dos montes outras ruínas incas chamado Santuário Histórico de Machu Picchu que se estende por 32 592 hectares da bacia do rio Vilcanota-Urubamba(o rio sagrado dos incas). Esse Santuário Histórico protege uma série de espécies em perigo de extinção e vários estabelecimentos incas,entre os quais Machu Picchu é considerado o principal.


Locais de interesse

Para falar sobre os principais pontos em Machu Picchu primeiro é preciso conhecer a divisão da cidade que tem pelo menos 172 aposentos.São duas grandes áreas: a agrícola formada por terraços de cultivo; e a urbana onde se desenvolviam as atividades civis e religiosas.Estas duas áreas são separadas por um muro,um fosso e uma escadaria.

Zona Agrícola
Os terraços de cultivo aparecem como grandes escadarias construídas sobre as ladeiras,são formados por um muro de pedra e preenchidos com diferentes materiais (pedras grandes,pedras pequenas,argila,terra de cultivo e cascalho).Outros terraços de menor largura ficam na parte baixa de Machu Picchu, rodeando toda a cidade,não servem para agricultura mas sim, como muros de contenção. Existem 5 grandes construções sobre os terraços que ficam a Leste do caminho inca que foram usados como armazém. A oeste do caminho existem outros 2 grandes conjuntos de terraço,alguns de corte circulares e outros retos.

Terraço para cultivo e drenagem do solo
Zona Urbana
Um muro com mais ou menos 400 metros de comprimento divide a área urbana da agrícola,paralelo ao muro está um fosso.No alto do muro está a porta de Machu Picchu onde há rastros de um mecanismo de fechamento interno. A zona urbana é dividida em "Setor Hanan" (alto) e "Setor Hurin"(baixo), existe uma praça comprida que divide esses dois setores construída sobre terraços de diferentes níveis.Essa praça principal é cortada ao meio por uma larga e comprida escadaria que faz o papel de "rua principal",atravessando praticamente toda a largura das ruínas de leste a oeste.

Setor Hanan

Templo do Sol

O edifício conhecido como Torreón é acessado por uma porta dupla  onde há restos de mecanismos de segurança.Foi usado para cerimônias relacionadas com o Solstício de Verão.Uma das janelas mostra que havia ornamentos incrustados que foram arrancados em alguma época destruindo parte da construção.Há também sinais de um grande incêndio no local. O Torreón foi construído em cima de uma enorme rocha onde embaixo dela há uma pequena cova forrada completamente com argamassa fina.Supõe-se que foi um mausoléu e que haveria várias múmias la dentro.Há estórias de que pode ser o mausoléu de Pachacutec (nono governante do império inca e seu primeiro Imperador), e que sua múmia esteve ali até pouco depois da chegada dos espanhóis em Cusco.

Templo do Sol (Torreón)
Tumba Real,abaixo do Templo do Sol

Zona Sagrada

É chamada assim o conjunto de construções espalhadas ao redor de um pátio quadrado,onde se faziam diferentes rituais.Lá estão dois dos melhores edifícios de Machu Picchu,que são formados por rochas trabalhadas de grande tamanho: O Templo das Três Janelas, onde os muros estão montados como um quebra-cabeças enorme e o Templo Principal, de blocos mais regulares e  o principal  recinto cerimonial da cidade.Junto do Templo Principal está a chamada Casa do Sacerdote,ou Câmara dos Ornamentos.


Templo Principal

Templo das Três Janelas

Intihuatana

É uma colina em cujos lados foram feitos terraços,tomando a forma de uma grande pirâmide.Existem duas largas escadas de acesso no lado norte e lado sul,a escada do lado sul é muito interessante porque está entalhada em uma rocha só.No alto,rodeada de construções da elite está a pedra Intihuatana (onde se amarra o sol),um dos objetos mais estudados de Machu Picchu,que foi relacionado com uma série de lugares considerados sagrados,a partir de onde se estabelecem vários alinhamentos entre acontecimentos astronômicos e as montanhas circundantes.

Intihuatana

Pedra Intihuatana ("Calendário" Solar)


Setor Hurin

Rocha Sagrada

É uma pedra de face plana colocada em cima de um pedestal.É uma marcação que indica o extremo norte da cidade e é o ponto de partida do caminho Huayna Picchu (uma das montanhas icônicas que aparece nas fotos de Machu Picchu,onde se localizava a residência do Sumo Sacerdote)

Rocha Sagrada

Formas de Acesso

As cidades mais próximas que abrigam os turistas são Águas Calientes e Cusco.

  • A partir da cidade de cusco a viagem é feita de trem (é o meio mais popular para ir a Machu Picchu), e leva de 3 a 4 horas até chegar ao povoado de Águas Calientes. A partir daí existem micro-ônibus que levam cerca de 30 minutos para chegar a Machu Picchu.
  • A outra alternativa é fazer a Trilha Inca: Você pode seguir o Caminho Inca em uma caminhada de 4 dias e chegar a Machu Picchu pela Porta do Sol. É só pegar o trem até o Km 82 da ferrovia Cusco - Águas Calientes de onde segue o caminho a pé.Pode-se fazer a trilha completa caminhando os 45 km em 4 dias com pernoites nos acampamentos,ou fazer a trilha curta de duas maneiras: em 2 dias com pernoite em alojamento próximo ás ruínas de Wina Wayna,chegando a Porta do Sol  pela manhã, ou caminhas os 12 kilômetros em um só dia,chegando em Machu Picchu no final da tarde.
  • Também é acessível de helicóptero em um voo de 30 minutos a partir de Cusco.

Lembrando que para ter acesso ao Machu Picchu é cobrado ingresso.O governo peruano vem limitando o número de visitantes ao local para preservação.Para quem for viajar por agências elas providenciam a reserva de ingressos ás ruínas.Quem não for por agência pode fazer a reserva com antecedência junto ás autoridades peruanas. 


Melhor época para visitar:
O ideal é planejar a viajem para Abril,Maio,Junho,Setembro e Outubro.Nos demais meses chove e tem um fluxo alto de turistas.

Aqui eu vou deixar alguns sites de agências que fazem a Trilha Inca:

Amazing Adventure (www.amazingadventureperu.com)
Topex Expeditions (www.topexpeditions.com).

Aqui algumas empresas de trem:

Peru Rail (www.perurail.com)
Inca Rail (www.incarail.com).

E este site é para compra dos ingrssos:

Abaixo estão alguns sites para organizar a sua viagem:

DECOLAR - A Decolar dá vários detalhes sobre o destino que procura como,hotéis recomendados,opniões dos viajantes,clima,mapa,etc....
Você encontra desde opções de hospedagem a passagens,ou pode até mesmo pegar um pacote pré montado,pois sempre tem ofertas.

BOOKING - O Boking é um site somente com opções de Hotéis,tem muita variedade e e fala tudo sobre a hospedagem,refeição,opniões além de várias outras infomações sobre o Hotel.

CVC - A CVC é um site muito bom para montar pacote,mas não existe muitas opções de Hotel,porém há muitas ofertas ha um bom preço.

GOL,TAM,WEBJET e AZUL - Essas companhias oferecem somente Passagens Aéreas e muitas vezes há promoções.

SUBMARINO VIAGENS - Tem de tudo,passagens aéreas,hotéis,pacotes,atrações....

HOTEL URBANO - É um site somente para Hotéis,porém somente para destinos em oferta,não se pode escolher muito.


BOA VIAGEM


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem realizar o caminho sagrado dos incas com destino final na cidadela inca de Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo.
    Gente se alguém esta precisando de dicas e recomendações para percorrer a trilha inca, inca jungle, trilha Ausangate, Trilha Salkantay e outros destinos do Peru como Lago titicaca, puno, Arequipa, Nazca, Paracas, trujillo, Huancayo, fico a sua disposição para ajudar-lhes sem nenhum compromisso e assim eu poderia contribuir a que muita gente venha a visitar esta terra maravilhosa herdada por um cultura milenar. visitem nosso site > http://www.viagensmachupicchu.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aqui estão algumas informações e dicas importantes para quem planeja uma viagem a Machu Picchu:

    Trilha Inca: Se estiver buscando uma experiência mais aventureira e emocionante, considere fazer a Trilha Inca. Esta é uma rota de caminhada clássica que leva você através de paisagens deslumbrantes e ruínas incas antes de chegar a Machu Picchu. Certifique-se de reservar com antecedência, pois há limites diários para o número de visitantes na trilha.
    Ingressos para Machu Picchu: Para visitar Machu Picchu, você precisará de um ingresso. É aconselhável adquirir os ingressos com antecedência, especialmente se estiver planejando visitar durante a alta temporada.
    Opções de transporte: Existem várias maneiras de chegar a Machu Picchu. Uma das opções mais populares é pegar um trem de Cusco ou Ollantaytambo para Aguas Calientes, a cidade base para Machu Picchu, e depois pegar um ônibus até a entrada do sítio arqueológico.
    Clima e preparação: Machu Picchu está localizado em uma região montanhosa, onde o clima pode variar rapidamente. É aconselhável levar roupas leves, mas também roupas de frio e impermeáveis, já que a chuva é comum na região.

    ResponderExcluir